Total de visualizações de página

Perspectiva - com Hélio Costa de Castro

A expressão arquitetônica.

A linha é o elemento essencial
tanto nos esboços __ que podem ser livres __ quanto nas etapas mais detalhadas, nas plantas baixas, perspectiva da construção e nas representações tridimensionais.

No desenho à baixo, a esquerda, observa-se só as linhas de perspectiva e no desenho a direita observa-se também o jogo de luz e sombra, o que reforça a ilusão de realidade.


"A Sala de Aula" - Leíse Paim
lápis de grfite s/ papel
Desenho de Observação




Na arquitetura o elemento visual que predomina é a dimensão, observada através da linha da perspectiva.

"A representação da dimensão em formatos visuais bidimensionais também dependem da visão, ela é implicita. A ilusão pode ser reforçada de muitas maneiras, mas o principal artifício para simulá-la é a convenção técnica da perspectiva. Os efeitos produzidos pela perspectiva podem ser intensificados pela manipulação tonal, através do claro-escuro, a dramática enfatização de luz e sombra. A perspectiva (...) recorre à linha para criar efeitos, mas sua intenção final é produzir uma sensação de realidade."

Veja em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Perspectiva_(gr%C3%A1fica)


Nas aulas com o professor Hélo Costa de Castro, no curso Projeto de Interiores, aprendi muito sobre planta baixa, perspectiva e pintar com tinta ecoline.




Projeto de Leíse Paim
Planta baixa de uma casa com jardim
ecoline s/ papel




Projeto de Leíse Paim
Sala de estar
ecoline s/ papel


As aulas com o professor Hélio eram bem interessantes. Muitos estudantes das faculdades de arquitetura do Rio de Janeiro também participavam. Ficavam encantados com a técnica de perspectiva que aprendiam na aula, cujo resultado eram imagens bem maiores das que conseguiam fazer na faculdade, segundo eles. Prof. Hélio explicava detalhadamente para que ninguém tivesse dúvidas do processo, pois o objetivo do curso era dar condições ao aluno de se tornar um profissional na área de desing de interior, residêncial e comercial, arquitetura e decoração.


No final do curso, o professor Hélio deixou-me muito feliz e surpresa ao sair de sua mesa e vir me cumprimentar com um aperto de mão pelo meu desempenho nos trabalhos. Mas com certeza isto se deu em consequência do seu ótimo desempenho como professor.

A seguir um vídeo do Youtube sobre Perspectiva numa obra de arte do período do Renascimento


A seguir um vídeo do Youtube mostrando o processo do desenho de perspectiva





Agora, aproveite, é só pegar papel e lápis e começar a desenhar em perspectiva um espaço arquitetônico.



Nota:  Os trabalhos desta postagem não são recentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.