Total de visualizações de página

Técnicas de Justaposição e Singularidade

Justaposição e Singularidade, são técnicas opostas.


Na Justaposição há vários estímulos visuais comparando as relações entre eles: forma, linhas, qualidade das superfícies, dimensões, etc.

A Justaposição __ além da perspectiva, da escala, da dimensão, da proporção, do contraste, da textura, da forma, da cor, do tom __ também contribui para a ilusão de realidade.


"No processo de ver, dependemos da observação da justaposição interatuante das gradações de tom para ver os objetos (...) a presença ou ausência da cor não afeta os valores tonais, que são constantes e têm uma importância infinitamente maior que a cor, tanto para um quanto para conceber e realizar."




"Objeto para Legumes" - Leíse Paim
carvão s/papel
Desenho de Observação


Este tema __ Natureza Morta __ pode representar qualquer objeto, esteja ele justaposto ou não. Oberva-se, no caso acima, que os legumes estão justapostos.

Neste trabalho, há objetos com diferentes texturas, que no mundo real têm qualidades táteis, e na linguagem do desenho suas qualidades são óticas. A justaposição dos objetos revela a escala deles, e que a mensagem visual é representacional. Na Representação o que predomina é a realidade, as coisas que vemos. Pode-se notar, também, o contraste de formas, de texturas, de linhas, de direções, etc.


"A natureza-morta também pode constituir em reluzentes vasilhas de estanho, copos de rutilância transparência, tapetes ricamente tecidos e abertos sobre uma mesa, livros, jarras, cachimbos, tinteiro de um escritor ou uma paleta e os pincéis de um pintor. Toda sorte de objetos inanimados constitui tema adequado para naturezas-mortas, pois a habilidade do artista faz-nos subtamente cônscios das propriedades estéticas de coisas comuns e vulgares. Este fato recebeu surpreendente e renovada importância em termos de atualidade, por volta de 1960, quando Andy Warhol nos fez olhar para nossas despensas com um novo sentido estético de ordem depois que pintou (...) latas de sopa Campbel. " (Susan Woodford)

Veja também:
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=latas+de+sopa+campbell&um=1&ie=UTF-8&ei=c-1LSuWSA4-XtgektOWjDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4



"O interesse de Cézanne em descobrir as formas geométricas subjacentes à aparência das coisas suscetíveis de conferir ordem a arranjos pintados fez dele um soberbo pintor de naturezas-mortas (...) Uma fruteira, um copo e um pano enrodilhado sobre uma mesa, esses simples elementos apresentaram-lhe um desafio de composição: como dar uma ordem visual firme a um arranjo de objetos aparentemente casual." (Susan Woodford)

Veja também:
http://www.casthalia.com.br/a_mansao/obras/cezanne_macas.htm


Quando um só tema é representado, trata-se de Singularidade, que é o oposto da Justaposição.




"Objeto Decorativo" - Leíse Paim
carvão s/ papel
Desenho de Observação



Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.


2 comentários:

  1. Muito bom!! Ajudou bastante, adorei o site!
    Parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo parabéns. Fico muito feliz, porque o site lhe ajudou, isto é muito gratificante para mim. Desculpe-me pela demora da resposta, meu computador estava com "virose". Continue participando. Abraços.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.