Total de visualizações de página

Desenho - Materiais

Trabalhei também com vários materiais artísticos (convencionais), não artísticos (não convencionais) e com diferentes técnicas. Fiz experiências com as formas dentro de um espaço plástico, explorando a natureza, os objetos e o espaço construído.

"O animal humano é um criador de imagens e, seja, como for que esse fato se manifeste, seja quais forem os seus meios de comunicação usados e as finalidades pretendidas, nunca deixará de sê-lo." Donis A. Dondis

DESENHO
O desenho é uma linguagem muito antiga e sempre fez parte da vida do homem. O homem pré-histórico com o desenho deixou registrado para o homem atual o seu passado, a sua época, as suas crenças, o seu modo de vida, a sua visão de mundo. Desenhando o homem se comunica, expressa, cria, inventa, se descobre, constrói uma outra realidade, um universo mágico, e se humaniza.

Por que a arte nos humaniza?

Segundo a escritora Adélia Prado, numa entrevista, a Arte nos humaniza porque nos induz à intimidade, à alma das coisas, porque mexe nos nossos afetos, no que sentimos e oferece um espelho onde o artista se reconhece.

Ver também:

Modalidades do desenho:
geométrico, projetivo, técnico, geometria descritiva, arquitetônico, ilustração, croquis ou esboço, modelo vivo, etc.

Desenho é também conhecimento, uma atividade mental __ e não só manual__ é uma atividade cognitiva, simbólica à qual  qualquer pessoa pode ter acesso. Ele necessita de percepção, que quanto maior mais é capaz de revelar-se graficamente e, consequentemente, de construir e inventar espaços. Pois, no desenho a percepção integra-se com os sentidos e o pensamento.

"Desenho não é uma brincadeira."  Picasso

O desenho pode ser realizado como um estudo prévio ou como uma obra acabada. Ele pode representar graficamente em duas dimensões aquilo que se vê tridimensionalmente, desenhando-se num material plano (papel, madeira, etc.) a forma e o volume do que o olho observa. Ele pode descrever, expressar. E como disse o crítico de arte Frederico de Morais, ele pode ser linha, traço, rabisco, corte, recorte, dobra, sígnos, assinaturas, colagens, etc., pois é o artistas que vai dar a ele significado, estrutura visual, forma, etc.

"A obra de arte verdadeira nasce do artista__criação misteriosa, enigmática, mística. Ela se separa dele, adquire uma vida autônoma, torna-se uma personalidade, um sujeito independente, animado de um sopro espiritual, um sujeito vivente, com existência real__um ser"  Kandinsky, 1912

Com um lápis, uma lapiseira, uma folha de papel pode-se desenhar, pode-se fazer um trabalho artístico, pois com eles há possibilidades de se criar um desenho de observação, de memória ou de imaginação.

"Criar é tão difícil e tão fácil como viver. E é do mesmo modo necessário."

Um desenho pode ser feito com lápis grafite (um tipo de carbono, misturado com muita ou pouca argila, que neste caso fica mais macio), com pedaço de carvão ou com creiom.

Os antigos desenhavam com varetas finas metálicas (chumbo, prata ou paládio).

LÁPIS
Os lápis podem variar muito, seja na dureza, na espessura, na forma do grafite, nos tons, na apresentação, nas cores, etc. Os
lápis mais duros (da série H) fazem as linhas mais finas, mais claras, os tons mais suaves e trabalhos mais delicados. Enquanto os mais macios (da série B) fazem linhas escuras e grossas, e devem ser usados para fazer esboços de forma rápida. Quando o grafite é do mais grosso deve-se fazer a sua ponta mais fina. Mantendo-se os lápis bem apontados trabalha-se melhor. O lápis mais macio é o 6B e o mais dura é o H.

Veja em:


CARVÃO
O carvão é um material utilizado desde que o fogo foi descoberto. O próprio para desenho é um bastão carbonizado, encontrado em diferentes espessuras. Utiliza-se como um lápis, usando-se a ponta ou a lateral. Pode ser apagado com miolo de pão ou borracha mole. Com ele pode-se fazer vários tons de desenho, esfumando-o com os dedos.Representa-se a luz com giz branco sem misturá-lo ao carvão. Pode ser utilizado sobre papel de diferentes espessuras e sobre papel colorido ou pardo.
Depois de pronto, vaporiza-se com fixador apropriado. Os bastões mais finos podem ser usados em esboços, para detalhes ou para delinear. Os mais grossos podem cobrir grandes áreas com traços fortes. O macio suja mais, porque adere menos ao papel, se desfaz facilmente, serve para esfumaçar e para fazer efeitos mais amplos. O mais duro pode ser usado para fazer tons de cinza. Pode ser usado o carvão com pastel macio, nanquim e guache, acrescentando-se água com pincel sobre o desenho, trasbalhando-se, assim, com uma técnica mista.


PASTEL
O pastel é também um material artístico convencional. Ele tem a forma de barra ou a forma de lápis.

pastel seco é usado sobre papel, desde a época do Renascimento.

O pastel a óleo, chamado também de lápis de cera, é usado sobre papel. Ele surgiu no século XX, nos anos 60.  

Os materiais não convencionais são as sucatas e outros tipos de objetos com os quais se pode também desenhar, como por exemplo arruelas, fósforos, botões, etc.


Veja, abaixo, vídeos do youtube sobre trabalhos com materiais não convencionais.





Agora, procure fazer desenhos com materiais convencionais e não convencionais.



E não se esqueça de fazer o seu comentário!