Total de visualizações de página

Observação do real




"Ver arte também é uma forma de arte." (Gombrich)


Segundo Gombrich, apesar de sabermos que gosto não se discute, pode-se adquirir mais sensibilidade com estudo e exercitando o olhar.



Devemos, portanto, estarmos atentos a tudo à nossa volta, à nossa realidade.


"A realidade é a experiência visual básica predominante."

Abaixo dois desenhos meus


"Objetos de Pintura I " - grafite s/ papel - Leíse Paim
Desenho de Observação

"Objetos de Pintura II " - caneta hidrográfica s/ papel - Leíse Paim
Desenho de Observação


Percebe-se nos desenhos acima que o tema é o mesmo e o objeto observado para ser representado também é o mesmo, no entanto foram feitos com materiais, cores, técnicas e procedimentos diferentes.
Tanto nos trabalhos aqui apresentados quanto nos das postagens anteriores pode-se notar que foram aplicadas relações de tamanho, quantidade e posição dentro de um espaço plástico escolhido, o papel, explorando efeitos de profundidade e volume, partindo da observação do real e utilizando as características próprias dos materiais convencionais: lápis, caneta esferográfica, caneta, hidrográfica, carvão, giz e papel, conseguindo assim diferentes resultados.


Através destes trabalhos se percebe que há várias maneiras de se observar um trabalho artístico visual, além do tema, ou seja, pode-se ver também através dos elementos visuais (formas, cores, etc.), dos materiais usados, das técnicas utilizadas, da estrutura da obra, da finalidade dela, dos suporte e dos procedimentos utilizados, do estilo, dos conceitos.

A seguir um vídeo do Youtube sobre como se deve ver trabalhos artísticos.

 

Agora ficou mais fácil se olhar uma obra artística.

Veja outras, com um novo olhar.



Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.