Total de visualizações de página

Ilustração


A ilustração tem origem nas primeiras formas pictóricas e a ilustração editorial teve início nas iluminuras da Idade Média.


Veja em:
http://arteonirca.arteblog.com.br/


A imagem de uma ilustração pode ser figurativa ou abstrata visando, geralmente, sintetizar ou decorar um texto em revistas, livros e jornais, facilitando, assim, sua compreensão. Na publicidade e na propaganda ela é feita através de cartazes e posters, tendo frequentemente o papel como suporte. Uma ilustração é uma forma de expressão das artes plásticas mas com uma função específica, a de comunicar ao espectador uma mensagem de forma clara.


Uma ilustração minha na capa do Jornal Correio, número 143, ANO IV, em 2002.

Importantes colaboradores como a escritora Heloneida Studart, o crítico, poeta, ensaísta e artista plástico Vicente de Percia, e o ex-senador, jornalista e escritor Artur da Távola, entre outros intelectuais, tem artigos publicados neste jornal.



O texto a seguir se encontra neste número do Jornal CorreioVeja em:
http://volobuef.tripod.com/page_maerchen_ilustraçoes.volksm.htm
http://www.fotosearch.com.br/ilustraçao/toulouse-lautrec
http://www.renatoalarcão.com.br/:
http://1.bp.blogspot.com/_wpqzsH-vZ7F/TDXmTpA3ocI/AAAAAAAAApU/y_jSpbaKEc/s1600/Blog_CR_illoAnnual.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizYC5khIb2ivPNL-Sw7zhqsdI4HJc7npqPMtJXTanq-aFSmaLZiaRVihue85oSAlMcoDFZNwa6vkbMffX6fuJfoHptn4q3dr3VznOb1DPuyVxL-gRYDFa0_FewtSpd09f-as3ud_keM70f/s1600/Blog_Wired.jpg




A seguir um vídeo do Youtube sobre a exposição "Ilustres Ilustradores"




A seguir um vídeo do Youtube sobre as iluminuras e a arte da Idade Média



Agora tente fazer uma ilustração de algum texto, seja ele de uma história, de uma poesia, de um anúncio ou de uma notícia de jornal, etc.


Nota: O trabalho desta postagem não é recente.