Total de visualizações de página

Ver a Arte Através de Temas dos Alunos

A Arte pode ser vista através de temas

Através do "fazer" seus próprios desenhos, do "ver" e do "contextualizar" obras de arte, meus alunos puderam entender que a arte pode ser vista de vários modos, e que um deles é através do tema: retrato, paisagem, marinha, cena de interior, etc.


Os trabalhos de alunos, a seguir, foram feitos a partir das minhas propostas de desenho livre, desenho de memória, de desenho de criação, e também de desenho de observação que foram dadas em diferentes momentos, a fim de que experimentassem os diversos tipos desta linguagem. Em seguida, os trabalhos ficaram expostos para que os alunos pudessem observar e comentar os vários temas neles contidos. Perceberam, depois em gravuras, slides e fitas de vídeo que lhes apresentei, que também os artistas visuais exploram estes temas em suas obras figurativas, e que tudo lhes serve de pretexto para desenharem e pintarem.

"Qualquer pretexto gráfico é alvo de um campo de representações: bichos, plantas, carros, prédios, casas, sóis, árvores, gentes." (Edith Derdik)



Sem título - Carlos Henrique, aluno
grafites/papel
Desenho de Criação


Sem título - Jorge Henrique - aluno,8a. série
caneta hidrográfica e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação



Nos dois trabalhos acima, verificamos que os desenhos apresentam características diferentes, embora se baseiem na figura humana e sejam inusitados. O primeiro mostra uma figura distorcida, assimétrica e não verossímel. O segundo também não tem preocupação em parecer um rosto real mas ao contrário da primeira na figura há traços que a tornam decorativa, e é simétrica embora existam alguns elementos assimétricos. Ambos os desenhos, portanto, são singulares.

"Uma pintura não tem que ser necessariamente idêntica ao mundo que vemos. Pode por exemplo, ser muito mais decorativa, como o próprio Matisse demonstrou num quadro como A sala vermelha (...). Toda a cena é completamente distinta em relação ao mundo que nos cerca__ a mesa elegantemente posta, a criada bem arrumada, etc. E por que haveria de ser igual? O delicioso jogo de motivos não é muito mais agradavel e, talvez, até mais apropriado para a decoração de uma superfície plana do que a mera reprodução do mundo natural?" (Susan Woodford)

Veja em:
http://twitpic.com/3t88l

É preciso, no entanto, que o professor possibilite a criação e a valorização do próprio traço do aluno, e mostre a ele que a linguagem visual é a que representa coisas, sentimentos, ideias,sensações, percepções, a visão de mundo do artista.

"O desenho vai da ação à representação na medida em que evoluiu de exercício sensório motor para a sua forma segundo jogo simbólico. O desenho entra na categoria de jogo simbólico ou imaginário quando permite à criança exprimir um pensamento individual. Com o passar do tempo, o ato de desenhar (...) passa a processar a percepção, emitindo conceitos. Ao acabar o desenho, geralmente, a criança para e olha o que fez: a ação registrada, a cena representada, a fantasia concretizada. O resultado também é importante para a criança." (Edith Derdyk)


O professor pode propor um desenho livre mas também pode sugerir que o aluno desenhe um passeio que goste de fazer, lugares onde goste de ir, que conhece há muito tempo ou visitou, alguém que conhece ou goste, uma obra de arte que admira, etc.

Tema: Gênero


"Festa do Arromba" - Fabiano, aluno
grafite s/papel
Desenho de Criação



Sem título - Valdeir - aluno 6a. série
grafite e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação


Este tema mostra a vida do dia-a-dia das pessoas, o que fazem, o que gostam de fazer, onde vivem, etc.

Tema: Caricatura


Sem título - Alexandro - aluno, 8a. série
lápis de grafite, lápis de cor e caneta hidrográfica s/papel
Desenho de Criação



Sem título - Márcia - aluna, 6a. série
grafite s/papel
Desenho de Criação


A caricatura é um tipo de retrato, sem a preocupação com a verossimilhança,, mas acentuando traços característicos ou gestos da pessoa.
Tema: História em Quadrinho