Total de visualizações de página

Faixa Decorativa

Aprendendo a ver e a valorizar


"A primeira tarefa da educação é ensinar a ver..." É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo..." Rubem Alves

"A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades..." Rubem Alves


"Sem a educação das sensibilidades as habilidades são tolas e sem sentido." Rubem Alves

Infelizmente, estamos diariamente vendo a cidade sendo pichada, nada escapa: prédios, muros, monumentos, obras de arte, e a natureza sendo destruída. Durante minhas aulas, sempre procurei conversar a esse respeito com os alunos. Levava recortes de jornal com fotos para que pudessem ver e discutir o fato noticiado e refletirem sobre a importância de se preservar os bens culturais e outros, como os da nossa cidade e do nosso Estado, no caso o Rio de Janeiro, porque são o patrimônio do nosso povo, do nosso país, um tesouro que devemos, como cidadãos, respeitar e cuidar. Conscientizados disso, acredito que, certamente, contribuirão os jovens para esta necessidade.




Fonte Amélia - Teresópolis - RJ
Foto de jornal


Numa das aulas mostrei foto de um jornal com a imagem da Fonte Amélia, localizada na entrada da cidade de Teresópolis, que fora pichada __ logo após ter sido reformada __ por tres adolescentes menores de dezoito anos que foram flagrados pichando muros e encaminhados ao Juizado de Menores, onde foi decidido que teriam que pintar os locais rabiscados e limpar a fonte, coberta de azulejos estampados em azul e branco.

A partir desta sensibilização para as atividades, tiveram os alunos a possibilidade de verem vídeos e livros (ex. na faixa ao lado em "Li e Recomendo") com imagens de diferentes tipos de construções arquitetônicas em diversos países, inclusive no Brasil, revestidas com azulejos onde foram empregados diversos temas, padrões variados, frisos, faixas decorativas com desenhos geométricos, ornamentais, florais, policromáticos e monocromáticos em azul e branco. Viram também que a arte da tapeçaria foi influenciada pela arte da azulejaria, sendo emoldurada por faixas e utilizada nas paredes e tetos das igrejas.


Desenho Criativo Dirigido

É o desenho cujo tema, a técnica e o material são sugeridos por alguém mas o desenhista tem a liberdade de criar.

 
"Eu acredito que devemos apresentar as plantas às crianças e ensinar as diferentes maneiras como podemos nos relacionar com elas e apreciá-las. Nós estamos neste mundo, nós vivemos, por causa das plantas, são elas que fazem o mundo habitável para nós. Vivemos pela graça delas e não elas por nossa graça." Seonaid Robertson


Para as aulas práticas, com trabalhos simples, mas significativos e sem esterótipos, propus primeiramente que os alunos colhessem folhas e/ou flores caídas das árvores no pátio da escola. Depois, que as tocassem sentindo suas texturas, suas nervuras, seus volumes, relevos, sua aspereza, seu peso, sua temperatura, as sensações que provocam, etc. Em seguida que escolhessem algumas destas características para desenharem as formas observadas e sentidas em material com transparência.
Desenho de Observação

Desenho de Observação é a representação gráfica de algum elemento da realidade que se vê.
 
Sem título - aluna Érica
Desenho de Observação
lápis grafite e lápis de cor s/ papel vegetal, colado s/ papel ofício


Na atividade acima, os alunos trabalharam também com o elemento da transparência.

"Através do exercíco de observação, o olhar se estende ao outro, à sensibilização." Joedy Luciana Barros Marins


Faixa Decorativa

Faixa Decorativa é uma superfície, em forma de retângulo, que se alonga, e na qual motivos são representados repetidamente de forma simples ou alternada a fim de serem criados efeitos estéticos.


A proposta seguinte foi a de que construissem faixas decorativas, através do desenho de observação, da natureza e suas características, com a repetição da imagem e dos elementos da linguagem plástica nela observados como linha de contorno, pontos, linhas diversas, cores e texturas. A imaginação também foi objeto da atividade, pois não havia a preocupação com a verossimilhança. Nesta etapa trabalharam com a opacidade e outros materiais.



Sem título - aluna Monalisa Luania - 11 anos - 4a. série

Desenho de Criação

Caneta hidrográfica s/ papel ofício, colado s/ cartolina

No trabalho acima, foi escolhido pela aluna a representação repetida de um só motivo em diferentes posições criando efeito visual, Movimento com a inclinação das linhas, uma Composição Gráfica, e também a opacidade.


"Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados." Rubens Alves

"Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento..." Rubem Alves

"(...) capacidade de se assombrar diante do banal." Rubem Alves



Sem título - aluno Rafael - 12 anos - 4a. série


Desenho de Criação

caneta hodrográfica s/ papel ofício colado s/ cartolina


No trabalho acima, o aluno representou vários motivos, repetindo suas formas, diferentes tamanhos e posições, o que caracteriza, como os demais um Desenho com Repetição de Formas.


"Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos __ mas esqueci." Rubem Alves

"Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore..." Rubem Alves

"Parece que naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras para a qual elas apontam." Rubem Alves

"As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos." Rubem Alves

"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido." Rubem Alves


Sem título - aluna Caroline Soraia - 12 anos - 5a. série
Desenho de Criação
caneta hidrográfica s/ papel ofício, colado s/ cartolina


No trabalho acima, a aluna representou dois motivos. criando Rítmo, ou seja, repetindo mas variando o tamanho e a posição das formas em intervalos com efeito de continuidade.

No final, os desenhos foram expostos e comentados pelos alunos.


Para aprofundar

Depois de fazerem e discutirem sobre os seus trabalhos significativos, a partir da realidade mas levando em conta a sua interpretação, a sensibilização para a arte através da referência aos seus conteúdos, foram feitos mais alguns comentários sobre a história da arte da azulejaria, ou seja, a produção na história da arte, a sua origem no Oriente, o seu emprego na Porta de Ishtar no séc. VII a.C. e em Palácios na Pérsia, a sua divulgação pelos árabes na Península Ibérica, as suas transformações, os temas e as cores de acordo com a época e o lugar, a sua importância na arte decorativa de Portugal, de muitas influências mas com suas características, que através deste país chegou ao Brasil, e no entanto mais tarde teve sua azulejaria influenciada pelo nosso. Foi mostrada também a sua utilização no Brasil e os artistas que aqui fizeram uso dela como arte, e como kitsh.



Porta de Isthar

 

 
Portinari
 

 
Djanira



Athos Bulcão
 

 
portuguesa 


A seguir, algumas frases que os alunos escreveram sobre o que descobriram com a aula.

"A arte nasceu de uma forma natural, ninguém na época sabia que iria continuar depois de uma forma mais científica. A arte hoje é uma das coisas mais admiradas pelo homem. Ela mostra a origem do homem, sua realidade, o homem em relação ao seu universo." Domingos - 8a. série

"A história dos períodos da arte foi uma aula muito interessante para mim, eu aprendi um pouco de cultura. Quem não tem cultura não entende nada." Leonardo - 8a. série

"Eu entendi que a arte é uma coisa que nós temos que cultivar e guardar (...) E passar para outras pessoas que vierem." Carlos Alberto - 6a. série


Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.


12 comentários:

  1. Oi, Leíse, bom dia!

    Seu blog é ótimo, parabéns!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Leíse,

    Gostaria que você tentasse novamente postar seus comentários no meu blog, please! Gosto muito de receber comentários.

    Será que você tem que me seguir para postar lá? Não entendi... você já postou outras vezes e conseguiu, lembra?

    Tente, novamente, por favor!

    E sobre o poema que você gostou é o QUERIDO DESCONHECIDO?

    Pode usar sim.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. E. Bernal, obrigada pelo comentário. Vou novamente comentar no seu blog, Letras Revisitadas, que é muito bom. E escrever aqui a sua poesia, Querido Desconhecido, que achei maravilhosa. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. sao todas lindas mais nenhuma serviu para o meu trabalho de artes brigada

    ResponderExcluir
  5. Olá, Danielly! Que bom que tenha gostado dos trabalhos aqui apresentados. Espero que continue seguindo o blog como mais uma fonte dos seus estudos de arte,sem a preocupação de que ele sirva apenas para um trabalho específico que você tenha que fazer. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo trabalho!! Adorei seu blog, sou professora de Arte na rede pública do estado de S. Paulo e utilizei muitas coisas postadas aqui.
    bj, fica com Deus.
    Tenho um blog mas posto várias coisas, mais pra distração pq adoro escrever. www.paisemaeshojeemdia.arteblog.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que bom Edilaine que você gostou do blog e ele tem sido útil para as suas aulas. Volte sempre. Vou ver seu blog logo, logo, estou curiosa, ele deve ser bem interessante. Fique também com Deus. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que bom Edilaine que gostou e ele lhe está sendo útil. Volte sempre. Visitei o seu blog, ele é muito bom, tem dicas, sugestões, informações, reflexões, moda, arte e humor. Com certeza já sou fã dele e o recomendo. Parabéns e abraços.

    ResponderExcluir
  9. eu queri saber o q e faixa decorativa......
    beijossssss

    ResponderExcluir
  10. Faixa decorativa é um espaço limitado onde formas, desenhos, são repetidos criando uma imagem plástica, estética. Você poderá observar belos exemplos empregados na arquitetura através da técnica do mosaico, também em tapetes de lã ou outros materiais.

    Veja em:
    http://ocw.unicamp.br/fileadmin/user_upload/cursos/au909/CDgeoHM/ioc.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Leise boa noite, adorei o seu trabalho essa faixa
    decorativa maravilhosa parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Aparecida, pelos parabéns. Que bom que você gostou do trabalho que propus para os meus alunos. Também gostei muito do seu blog, das suas bijuterias e do seu artesanato com reciclagem.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.