Total de visualizações de página

Rabiscos que se transformam em figuras

Desenho de figuras a partir de rabiscos
 
Pode-se fazer rabiscos espontâneos, capazes de possibilitar figuras não antes imaginadas pelo desenhista, pois os rabiscos é que vão sugerir as formas com as quais ele criará um desenho.

 
Abaixo um desenho feito através deste processo.

 
"A Mulher de Chapéu Vermelho" - Leíse Paim, 1985
lápis de cor s/ papel
Desenho de Criação

 

No trabalho acima foi mantido o rabisco fora da figura, para que o processo ficasse registrado. O traço foi criado com lápis preto e cores foram depois acrescentadas ao desenho.

Os traços rápidos, espontâneos e abstratos são formas gráficas e significativas, que podem servir para se criar desenhos interessantes.

"a capacidade de visualizar, perceber e aceitar o que o próprio traço lhe dá, promove um grande diálogo entre a criança e o acontecimento do papel. Sugere que ela observa e é capaz de reter em sua memória uma grande quantidade de informação visual." Edith Derdyk

Segundo Edith Derdyk, este processe permite que a criança desenvolva uma operação mental intensa, pois ela associa, relaciona, combina, identifica sintetiza, faz analogias visuais ou intelectual, expressando uma agilização de seus conteúdos formais.

Abaixo outro desenho feito através deste processo.


 
"A dançarina" - Leíse Paim, 1985
lápis cera s/ papel

Desenho de Criação
 
No trabalho acima todo o rabisco forma a figura.

Pode-se acrescentar também outros traços para se completar o trabalho.


Nota:  Os trabalhos desta postagem não são recentes.