Total de visualizações de página

Desenhos Criativos

Criatividade

Para uma sociedade se transformar é necessário que as pessoas que fazem parte dela não se acomodem e sejam criativas.

"A criatividade é importante para que o desenho seja um suporte para a impressão de visões originais e inovadoras da realidade." Barros Marins

As crianças são criativas por natureza, mas a escola e a família podem torná-las apreciadoras dos estereótipos, incentivando-as a copiarem modelos de desenhos estereotipados, ou seja, mecanizados, como por exemplo montanhas com sol se pondo e gaivotas esquematizadas voando, olhos em meia lua, etc. Isto fará com que pensem que não sabem desenhar se não souberem fazer estereótipos.

"A escola parece ser o habitat natural dos estereótipos (...)sob o pretexto ou a ilusão de tornar o ambiente ou a aprendizagem mais atraente, agradavel, interessante para a criança. Todos gostam e as crianças desde cedo aprendem a amar os estereótipos." Maria Letícia Rauen Vianna

"Nós os usamos simplesmente porque gostamos, achamos "bonitinhos", "fofinhos", "uma gracinha" (...)
nos parecem tão familiares, tão inofensivos..." Maria Letícia Rauen Vianna

A Dra. Maria Letícia Rauen Vianna foi minha exigente e excelente professora quando fiz licenciatura em Eduação Artística/Artes Plásticas, no Rio de Janeiro. Ela é Arte Educadora e artista visual especialista em Arte Educação, Mestre em Artes e Doutora em Arte com estágio na Sorbone, em Paris. Escreveu o livro "Desenhando com todos os Lados do
Cérebro" __ possibilidades para transformações das imagens escolares.

Durante as aulas falou que gostava muito de desenhar quando criança, mas que seus desenhos não iam para o painel dos melhores na escola, e isto fez com que passasse a fazer desenhos estereotipados para serem aceitos. Quando fez o curso Normal isto se intensificou, porque devia copiar os modelos de desenho que a professora tinha em seu arquivo: bichinhos, flores, etc. com o objetivo de servirem para decorar pastas e cadernos de alunos. Quando fez a Faculdade de Belas Artes, percebeu que o importante era criar, e não copiar, passando a buscar seu próprio desenho. Então, mais tarde, ao dar aula para professores, desenvolveu o método para desestereotipar os desenhos, através de exercícios em sequência de desenhos sucessivos transformando desenhos estereotipados em não estereotipados nos quais os alunos faziam desenho de observação, de memória visual, de imaginação ou fantasia, etc. a partir da escolha de um estereótipo para trabalhar até chegar a um desenho pessoal. 

Uma das atividades que propus aos meus alunos, para desenvolverem a criatividade e desenhos singulares, resultou em interessantes trabalhos, como por exemplo os a seguir.


                      

"Texas" - Tatiana, 6a. série
Grafite, hidrográfica e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação




"Brincadeira na Selva" - Sheila - aluna, 6a. série
Grafite e caneta hidrográfica s/papel
Desenho de Criação




"A Coruja" - William - aluno, 6a. série
Grafite e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação




"A Vaca Exagerada" - Michelle - aluna, 6a. série
Grafite e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação




"O Soldado" - Kelmany Roberto - aluno, 6a. série
Grafite e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação




"Saramandaia" - Fátima - aluna, 9a. série
Grafite e caneta hidrográfica s/papel
Desenho de Criação




"Fim dos Tempos" - Fabrício - aluno, 9a.série
Grafite s/papel
Desenho de Criação



"A Dançarina" - Érica - aluna, 6a. série
Grafite e lápis de cor s/papel
Desenho de Criação


 Nesta atividade foram trabalhados também vários conteúdos, tais como:

linha de contorno, superfície, forma positiva e negativa, desenho, pintura, recorte e colagem, texto decorrente e teatro de vara. Foi feita a sistematização com obras de arte, vídeo sobre teatro de vara, análise dos trabalhos e das aulas. A forma surgiu com o nome do próprio aluno, depois recortada, contornada e criado o desenho de acordo com que a forma sugeria a eles.

A seguir algumas frases de alunos sobre o que descobriram nas aulas de artes plásticas.

"Entendi que a arte é uma forma interessante para nós conhecermos as idéias e imaginação de nossos antepassados."  Nathalie - 7a. série


"A história da arte foi evoluindo através das imagens que o homem podia mostrar, de sua inteligência, criatividade, fantasia. Sem o homem não existiria arte."  Miguel Pedro - 7a. série 




Nota:  Os trabalhos desta postagem não são recentes.