Total de visualizações de página

Técnica de Reprodução


A Reprodução de Imagens

pode ser feita através de vários processos:


gravura em metal, litografia (em pedra), xilografia (em madeira), linóleo (em linóleo), serigrafia (em nylon) e outras técnicas de impressão.


"A arte não é a imitação da vida: a vida é que é a imitação de algo transcendental com que a arte nos põe em contato." Artaud


Abaixo, dois trabalhos de dobradura, recorte, colagem e pintura sobre papel branco, feitos por alunos meus.




Sem título - de aluno
Dobradura, rcorte , pintura a nankin s/ papel ofício colado s/ cartolina
Desenho de Criação




Sem título - de aluno
Dobradura, recorte e pintura a nankin s/ papel ofício colado s/ cartolina
Desenho de Criação


Estes trabalhos partiram de dobraduras de papel branco com formas recortadas que em seguida foi esticado, pintado e colado sobre cartolina branca. Tiveram como resultado formas abstratas (formas que não distingue um tema) e simétricas (quando as formas se reptem a partir de um eixo central).


Abaixo, trabalhos de um aluno feitos com o mesmo processo.

 
Add caption

Sem título - de aluno
Pintura a guache s/ papel ofício s/ cartolina
Desenho de Criação


O trabalho acima foi pintado com tinta guache e serviu para a técnica de impressão com extêncil empregada no trabalho abaixo.



Sem título - de aluno
Pintura a guache s/ papel jornal
Desenho de Criação



O resultado obtido foi a reprodução da imagem monocromática, ou seja, de uma só cor, da forma positiva (a forma recortada) do primeiro trabalho.

"Na arte cabem a regra e a emoção, o rigor e a intuição, a fantasia mais desbragada e o cálculo matemático." Frederico de Moraes
 
Trabalho de mais um aluno:

 



Sem título - aluno Márcio

Pintura a guache s/ papel jornal
Desenho de Criação


Abaixo, a forma que serviu de extêncil para a pintura monocromática acima transformou-se num trabalho policromático, ou seja, de várias cores, feito com papel celofane colado atrás do extêncil pintado de preto e em seguida colado sobre cartolina branca.



 
sem título - aluno Márccio
Técnica Mista - dobradura, recorte e colagem s/ papel
Trabalho de Criação


O aluno teve a oportunidade, então, de com o mesmo trabalho fazer também uma experiência com transparência e opacidade.


A impressão repetida do primeiro trabalho, ou seja, do extêncil, provocou variedade de tons, linhas, formas, tamanhos e direções que sugeriram ao aluno figuras marinhas, nas quais interferiu com grafismo. O resultado é um trabalho monocromático e dinâmico.




Sem título - aluno Márcio
Técnica Mista - desenho a caneta hidrográfica e pintura a guache s/ papel jornal - aluno Márcio
Trabalho de Criação




No trabalho abaixo, também a partir de uma impressão que ficou com menos contraste de tons pretos, o aluno fez linhas de contorno nas formas criando figuras e pintou a superfície com várias cores sugerindo reflexos na água, o que resultou num trabalho policromático.



 
Sem título - aluno Márcio
Técnica Mista - desenho a caneta hidrográfica e pintura a guache s/ papel jornal

Trabalho de Criação


" A imaginação vem dos mesmos lugares que a memória." Aristóteles.


Abaixo uma forma tridimensional feita com o mesmo processo de trabalho, a pintura com extêncil, depois recortada, colada em cartolina e dobrada. O resultado foi a figura de um animal, sugerida pela forma bidimensional da pintura com extêncil.


Sem título - aluno Márcio
Pintura, recorte, colagem e dobradura s/ papel kraft
Escultura de Criação


"Na construção de um objeto está implícita a captura de uma forma, o que revela um ato constitutivo do pensamento e da percepção" Marleau-Ponty, 1975


Podemos observar que a partir de uma proposição, foi possível o aluno experimentar vários materiais (tesoura, papel jornal, papel ofício, papel canson papel kraft, papel celofane, cartolina, tinta nankin, tinta guache, tinta acrílica, cola), várias modalidades (desenho, pintura e objeto), várias técnicas (recorte, colagem e impressão) e elementos da linguagem visual (formas bidimensionais, formas tridimensionais, formas geométricas,ou seja, formas abstratas formais, e formas figurativas, diferentes tipos e espessuras de linhas, cores, texturas, volume, transparência e opacidade), o que lhe permitiu desenvolver habilidades, a imaginação e a criatividade de forma singular e significativa, ou seja, sem estereótipos e cópias.


A sistematização foi feita com filme de vídeo sobre a reprodutibilidade das imagens no mundo moderno, sobre obras de arte feitas com gravuras, técnica de impressão com extêncil e obras simétricas como as de Rubem Valentim.


Veja em:



Abaixo um vídeo do Youtube com as obras de Rubem Valentim



A Técnica de Impressão com Stencil

O stencil é uma técnica bem antiga. Foi usada pelos orientais e mais tarde por diversos povos e culturas, com diferentes finalidades: para estampar, para decorar , para assinaturas em série, como propaganda e em materiais de guerra, porque é fácil de se trabalhar sobre qualquer suporte: papel, tecido, parede, madeira, etc. Os moldes podem ser de acetato ou cartolina. Nos trabalhos acima usamos papel de jornal, para que pudesse ser dobrado várias vezes antes do recorte. Quando o recorte se origina de um desenho feito a grafite, o molde deve ser cortado sobre um material rígido para proteger a base sob ele, como por exemplo uma mesa.


A Stencil Art

O stencil, além de ser muito usado no artesanato, é também uma técnica utilizada em forma de arte, a Stencil Art. Foi usada pelos artistas da década de 30, da École de Paris, e, hoje, pelos artistas que a adequaram à arte contemporânea, utilizando como suporte as paredes das ruas de diversas cidades. Alguns têm seu nome reconhecido, mas outros são desconhecidos. Teve início com Alex Vallauri, nos anos 70, que influenciou outras gerações de artistas buscando "transformar o urbano como arte viva". Nos anos 80 foi criticada por alguns mas elogiada por outros, chegando, mais tarde, a ser exposta em museus de vanguarda.


Agora você pode começar a fazer vários trabalhos a partir do processo explicado nesta postagem.



A seguir frases de alguns alunos sobre as aulas de artes plásticas.


"Entendi que os povos que ainda não eram civilizados também faziam arte nas rochas, etc. Os povos da Idade Antiga procuravam aperfeiçoar cada vez mais suas artes. No Renascimento tentavam imitar o máximo possível o natural. Depois que surgiu a máquina fotográfica os artistas começaram a pintar de forma diferente, coisas que a máquina fotográfica não podia retratar." Márcia - 6a. série



"Eu entendi muita, muita coisa, antes eu não entendia na de Artes Plásticas. Na aula de artes plásticas nós aprendemos História, vimos muita coisa, assitimos vídeos, slides da Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna. Aprendi técnicas modernas (...). Nas artes plásticas se tem que ter muita atenção, concentração e respeito para aprender." Antônio Carlos - 8a. série


Nota: Os trabalhos desta postagem não são recentes.