Total de visualizações de página

Pintura - com Luiz Ernesto

A Linguagem Pictórica

"A cor é a música dos olhos." Johann Wolfgang van Goethe

Com Luiz Ernesto, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Uerj, fiz alguns cursos:

  • Elementos Fundamentais da Pintura
  • Pintura e Percepção em Arte
  • A Pintura Num Mundo Sem Tintas

"Se pintar não fosse tão complicado, não seria tão divertido." Edgar Degas



Na foto acima, eu num dos momentos em que Luiz Ernesto reuniu todos os alunos a volta de uma grande mesa de trabalho para falar sobre pintura.

Luiz Ernesto é um professor muito atenciosos, educado tranquilo, bem didático, e que estimula muito os seus alunos. Não encontrei ninguém que não gostasse dele. Durante as suas aulas, das quais participei, comentava sobre artistas, História da Arte, movimentos artísticos, estilos de arte, os elementos da pintura, conceitos, etc. No final da aula sempre era feita uma reflexão, dos alunos e do professor, sobre os trabalhos.Também programava visita a museus e a exposições para a sua turma.
No momento da aula prática havia uma sala para os iniciantes, onde ele propunha exercícios, e uma para atelier livre, para quem já pintava, onde ia orientando, pois ele acha que também a técnica é necessária.

"É claro que não somos uma escola acadêmica, mas temos nossos critérios. O aluno deve aprender a gramática da linguagem visual e só depois ensaiar um projeto pessoal." Luiiz Ernesto

Eu, numa aula prática

Segundo Merleau-Ponty, linguagem da pintura não são só as imagens, a função, a figura, mas também a cor, a luz, a linha, a textura, a transparência, ou seja, os elementos desta linguagem, e também outros valores da expressão estética que dela fazem parte e que dão significado ao trabalho, e que o artista usa como se fossem palavras de um idioma, mas que só se pode apreender pelo olhar.

"As coisas, alerta-nos Luiz Ernesto, quando refeitas em desenho, fibra de vidro ou qualquer outro material e técnica quaisquer, passam a pertencer à ordem da linguagem (...)" Agnaldo Farias


No final da aula, uma reflexão sobre o meu trabalho: cor, textura, sombra e luz, tons, sobreposição de cores e formas, etc.

"A pintura continua viva e firme. Depois de ter sua morte anunciada e celebrada inúmeras vezes, segue em seu caminho de excelência. A mais espiritual e imaterial das artes visuais, como disse Hegel, é, ao mesmo tempo a que mais resiste à impermanência de uma época tomada pelo virtual e, não raro, pelo descartavel. " Teixeira Coelho