Total de visualizações de página

Ser Professor

Ser Professor não é tarefa fácil

porque educar não é fácil, mas é preciso que seja prioridade dos pais, das famílias, das escolas, dos professores e dos governantes.

"O importante na educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." José Arthur Giannotti



A Educação é uma das mais importantes atividades cujo objetivo é melhorar a vida de cada indivíduo, da coletividade, da nação e do mundo.
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

Sem Educação não há melhora na saúde, na segurança e no desenvolvimento de um país. Sem Educação aumenta a ignorância, a corrupção, a criminalidade, a degradação da sociedade. Sem Educação não há cidadania, daí a sua enorme importância.



"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." Arthur Lewis


Para que haja aprendizagem dos estudantes é necessário qualidade no ensino e para isto é preciso docentes preparados adequadamente, assim como também a estrutura escolar, que a gestão seja boa, ouça e ajude os professores a resolverem os problemas que aparecem no dia a dia, que a escola tenha recursos e condições físicas apropriadas para as atividades, e que haja mais investimento neste setor, pois é a sociedade que será beneficiada.


"uma nação se constrói na escola, com professores qualificados e com consciência social." Luiz Carlos de Menezes
Consequentemente há a necessidade de uma profissão relevante que não vem sendo respeitada nem valorizada há alguns anos no nosso país, a do Professor.

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre do que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro." D.Pedro II

No entanto, diariamente, se ouve falar que a má qualidade do ensino atual se deve a ele. Este parecer é injusto, pois é um profissional que trabalha muito na(s) escola(s), com muitas turmas de muitos alunos, e também fora dela(s), em vários horários de um mesmo dia, com aulas extra-classe, além do que faz em casa: planjamentos de aulas, correções, preparo de exposições e avaliações dos trabalhos dos alunos, e relatórios constantes feitos dentro e fora da escola em troca de uma remuneração muito aquem do que merece, inclusive, muitas vezes __sem que a maioria das pessoas saiba __ tirando dinheiro do próprio bolso em benefício dos alunos.

"Nas linhas avançadas da Educação brasileira, não há pesquisadores enclausurados em laboratórios de ponta, mas educadores estudando as melhores formas de ensinar e promovendo integração social ou mesmo civilizatória em situações reais."

Não se pode, ainda, esquecer que o Professor é também um profissional que está sempre lendo, escrevendo, fazendo cursos, participando de palestras para se reciclar, para se instruir cada vez mais, a fim de orientar os seus alunos no caminho do conhecimento, no importante caminho do saber, no qual se inclui o saber aprender. Ele é um profissional que está constantemente pesquisando sobre a sua matéria, se informando sobre outras disciplinas, a educação e o que acontece no mundo, pois o ensino atual exige a interdisciplinaridade.

"Não é possível a formação continuada do professor eficiente sem partir do que o professor sabe. A formação do conhecimento parte do que você já conhece." Ana Mae Barbosa

Há poucos dias a professora de portugues Amanda Gurge abordou, indignada e com muita propriedade, estas questões como se pode ver no vídeo abaixo, do Youtube, que repercutiu na mída imediatamente.



"profissionais (...) símbolos de nossa vanguarda (...) estão em toda parte, numa escola de seu bairro, às vezes vistos com referência, às vezes anônimos. Mas onde houver importantes fronteiras sendo defendidas pode apostar: ali há educadores bem formados e de corpo inteiro."


***