Total de visualizações de página

Romário tem razão!


Romário defende os professores e a Educação
Se muitos fizerem o mesmo, ganharemos com e na Copa da Educação!
O Brasil precisa crescer, amadurecer, se desenvolver, mas sem valorizar a Educação, sem dar a ela prioridade é "enxugar gelo". Porque a Educação é que faz as pessoas tornarem-se cidadãos, ou seja, aqueles que sabem de seus direitos e dos seus deveres. Aqueles que têm consciência do que é certo e errado, e agem segundo ela para seu próprio bem e de outros. E é ela que desenvolve uma nação.
 Se esta Adicionar imagemconsciência fizer parte da maioria do povo, se a maioria jogar este jogo, surgirão muitos craques, consequentemente o país realmente ganha a Copa da Educação, e com ela todos os brasileiros. Muitos deles torcem por isso, muitos disputam isso, muitos lutam com muita garra, diariamente, por isso nas salas de aula com seus alunos.
Estes, " as verdadeiras autoridades da Educação", como disse a presidenta Dilma, para continuarem a enfrentar este desafio precisam de apoio, de recursos humanos e físicos, de vontade política dos governantes, da sua paixão neste jogo para que seja possível ser feito o gol da vitória. Então, sim, o povo deverá gritar GOOOOOLLLLL!!! e comemorar por muito tempo!
.
 " (...) insisto em uma tese em Brasília, com os outros deputados. O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes, porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o país precisam passar a enxergar isso. A saúde é importante. Lógico que é. Mas a educação de um povo é muito mais. " Romário
Realmente, com Educação o povo deixa de ser ignorante, se interessa por diversos assuntos como arte, política, saúde, economia, história, meio ambiente, enfim, pelo que acontece no seu país e no mundo, passa a escolher melhor os seus representantes, torna-se mais crítico, auto-crítico, mais solidário e contribui mais para toda a nação, lucra e faz outros lucrarem.
 
" Você não tenha dúvida que a ignorância é parceira da corrupção (...). A ignorância da população é que deixa essa gente safada sossegada. Sabe que ninguém vai cobrar nada das autoridades. A população não sabe a força que tem. Por isso defendo os professores. Não temos base cultural nem para entender o que acontece ao nosso lado. E muito menos para percebermos a força que temos...Para que gente poderosa vai querer a população consciente (...).", pergunta Romário
É verdade! Mas com a Copa da Educação todo o povo passa a saber a força que tem, ganha em todos os sentidos, acaba realmente a miséria, a fome, porque o povo não precisa esperar ganhar peixe daqueles que dele conseguem muito sem que se saiba como nem de onde vem. É necessário aprender a pescar!
 


 Aprendendo a pescar nunca faltará peixe na mesa do povo.
"A presidenta Dilma havia afirmado, quando assumiu, que a Copa custaria 42 bilhões de cruzeiros. Já está em 72 bilhões. E ninguém sabe onde os gastos vão parar. Ninguém (...).
Estive em onze sedes da Copa e posso afirmar sem medo. Tem muita coisa errada. E de propósito para beneficiar poucas pessoas." Romário
Infelizmente, há políticos no nosso país que pensam que o professor de escola pública, um profissional que muita trabalha, deva ganhar menos que o da escola particular. Deva trabalhar só por gosto, e não por dinheiro. Se a Educação não vai bem no Brasil, esta é uma das causas. Esta idéia é abominável! Sem salário compatível com as suas necessidades diárias, profissionais e pessoais, o professor não poderá se reciclar devidamente, e, consequentemente, preparar o seu aluno para que tenha também um bom desempenho nas suas atividades escolares.
 O professor da escola pública é um profissional que trabalha na profissão que escolheu, que gosta, porque acredita na importância da sua atividade, e que participou de várias provas através de concurso público, sempre muito concorrido e de difícil acesso. Para isso estudou e estuda muito, e se interessa pelo bom desempenho dos alunos, tanto quanto os seus colegas de escolas particulares. Portanto, o seu emprego público deve assegurar-lhe uma remuneração dígna e justa, tal qual faz o empregador particular. O país arrecada muito dinheiro dos contribuintes e grande parte deveria ser investida na educação de qualidade do seu povo.
Não sei o que seria do Brasil se não houvesse também o professor de escola pública! E não acredito que os políticos brasileiros sejam capazes de só trabalhar por gosto, para dar o seu exemplo!
 
Se não há interesse dos governantes nem de outros que a Educação ganhe neste país, é necessário que o próprio povo se conscientize da necessidade dela, se interesse por ela, pelo saber, reivindique por ele, para que realmente se beneficie da riqueza do Brasil, dos impostos que paga e da democracia que lhe assegura este direito, assim como a nossa Constituição.
Hoje é preciso aprender coisas novas, desaprender coisas que não interessam mais e reaprender numa dinâmica diuturna", segundo o professor Silvio Meira, do C.E.S.A.R, Centro de Estudos Avançados do Recife, em entrevista recente ao jornalista Roberto D`Avila. Disse ele também que o sistema educacional brasileirro não está preparado para o Brasil do futuro, e que é necessário preparar o Brasil do futuro. Para mudar é preciso mais centros de excelência, que se preserve os fundamentos essenciais em qualquer área do conhecimento devido as mudanças constantes e rápidas e que a Educação é a área mais preciosa da sociedade.
 " (A FIFA) vai lucrar de três a quatro bilhões de reais e não vai colocar um tostão no Brasil. É revoltante. Deveria dar (...) 10 % para ajudar na Educação. Iria fazer um bem absurdo ao Brasil." Romário