Total de visualizações de página

Máscaras - de Leíse Paim

Máscaras da série "Brasileiros, Raça Humana"
***
A máscara é um objeto simbólico, que não faz parte da realidade, mas sim da imaginação. Só depois de pronta é que sua imagem passa a fazer parte do mundo.
***
Os trabalhos abaixo foram criados por mim, em técnica mista __ papietagem e pintura com diversos tipos de tinta, além de cola e papel __ a partir de moldes feitos com gaze gessada sobre rostos de alunos meus, brasileiros de diferentes características, devido a miscigenação do povo. O título de cada uma se refere á uma pedra preciosa encontrada no Brasil, relacionada à sua cor e a um nome próprio, bem comum entre as pessoas do país.
***
No Brasil é enorme a quantidade e a diversidade de pedras preciosas produzidas no seu solo. Há cerca de cem tipos e, 25% da produção mundial é de Minas Gerais.
***
As pedras preciosas sempre foram muito apreciadas e objetos de desejo dos homens de várias épocas e lugares. O homem da Pré-História já usava as pedras roladas e polidas que encontrava nos rios, porque pensava que suas cores e brilho continham forças benéficas. Também os faraós egípcios se interessavam por elas, assim como também os filósofos gregos e os alquimistas. Elas foram e são usadas como adornos, para prevenção e cura de doenças e para proteção através de amuletos e talismãs.
***
Alguns minerais foram descobertos no território brasileiro, o Brasil é um grande produtor de gemas e o principal produtor de algumas delas. As pedras brasileiras, segundo pude me informar, têm forma geométrica perfeita, suas cores são inusitadas e de muita beleza, e suas propriedades minerais são mundialmente reconhecidas.
***
"È preciso nutrir a alma de sensibilidade."
***
"Obsidiana Maria" - Leíse Paim
***
Obsidiana é um tipo de vidro vulcânico. Essa pedra foi usada pelos astecas em divinação e considerada importante como proteção pelos índios americanos. Pelos antigos mexicanos ela era chamada de "pedra divina", porque depois de polida servia para fazerem adivinhação.
***
"Maria Esmeralda", de Leíse Paim
***
Esmeralda é a pedra mais nobre do grupo do berilo. O seu nome provém da lingua grega " Smaragdus", mas a sua origem é do hindu antigo e significa "pedra verde". Cleópatra, rainha do Egito, usava belas esmeraldas, porque acreditava que a beleza eterna que remoçava a aparência estava contida nelas. Para os romanos ela simbolizava a fertilidade e a vitalidade cósmica. Para o mundo islâmico simboliza esperança e vida eterna. Esmeralda era a deusa sagrada dos Incas. Na Idade Média, segundo Voillot, era associada ao demônio, e outros povos antigos acreditavam que a quebra de um juramento provocava a perda da sua cor. Existem muitas lendas sobre esta pedra.
***
"Sebastiana Ambar" - Leíse Paim
***


Ambar é uma seiva fóssil de um pinheiro que existe há milhões de anos. Era usado como amuleto pelos povos árabes, para afastar os maus espíritos e trazer alegria para quem a portasse consigo. Para os antigos chineses, era alma do tigre que ao morrer se transformava em pedra.
***
"Pérola Maria" - de Leíse Paim
***
Pérola é considerada a mais sensível das pedras, porque é gerada de um ser vivo, pela reação do molusco, a ostra, que envolve o corpo estranho que penetra no seu interior, como por exemplo um grão de areia. No Oriente era considerada a rainha das pedras preciosas. Na Antiguidade, achavam que ela fosse lágrima congelada da deusa da Síria. A origem da palavra Pérola é latina ,"perua" ou "sphaerula" __devido sua forma esférica.
***
"José Ônix" - Leíse Paim
***
Ônix é uma variedade da Ágata. É mais valiosa que o mármore. Também é conhecida como "pedra unha". É pedra usada desde a Pré-História como ornamento. Na Antiguidade foi usada por governantes e religiosos. Geralmente é utilizada em camafeus e contas de terços. Como pedra de proteção foi usada por quase todos os povos. Na Pérsia ainda é usada como talismã.
***
"Amazonita Maria" - Leíse Paim
***



Amazonita já era considerada pedra valiosa pelos
indígenas. Eles a usavam para fazer cura e para adorno.

***
"Pedro Safira" - Leíse Paim
***

Safira, nome que vem da lingua grega e significa "azul", é uma pedra muito resistente. Nos tempos antigos era considerada a mais espiritual das gemas, tinha um significado místico. Conta-se ser a pedra onde foram escritos os Dez Mandamentos. Era usada pelos antigos gregos para consultar oráculos. Em 1996, foi encontrada a maior safira estrelada, com um cristal de 63.000 quilates, o que equivale a 12,6 kg.

***
"Pink Maria" - Leíse Paim
***
Pink é a cor mais rara entre as pedras preciosas, o diamante rosa. Diamante é a pedra preciosa mais resitente, só pode ser rompida com outro diamante. Por isso o casal que completa sessenta anos de casamento comemora Bodas de Diamante.
***
"João Púrpura" - Leíse Paim
***






Quartz púrpura é uma pedra ametista. Foi usada pelos antigos egípcios como pedra preciosa. Foi encontrada em túmulos, na Inglaterra. As jazidas mais importantes estão no Brasil.

***
"Maria Rosa" - de Leíse Paim
***
Quartz Rosa é a variedade mais valiosa dos quartz, que geralmente são pedras foscas. Os primeiros cristais foram encontrados nos Estados Unidos da América. Os mais translúcidos, mais valiosos e mais procurados por colecionadores são os de Madagascar, mas a maior parte no mercado é proveniente de Minas Gerais, no Brasil, onde é abundante.
***

"Ágata Maria" - de Leíse Paim
***


Ágata é nome derivado do rio Achates, hoje Drillo, na Cicília. Lá esta pedra foi encontrada pela primeira vez. É uma das gemas mais valiosas do mundo, mas suas jazidas esgotaram-se. No século XIX a Alemanha era sua maior produtora. Hoje, um dos maiores produtores é o Brasil. Foi usada como talismã ou amuleto nos tempos antigos. Na antiga Roma era usada como anel, porque os romanos acreditavam que lhes dava força e riqueza.

***
"Analisando diversas épocas e lugares, as máscaras seguem modelos e aparências semelhantes, que fazem uma ponte entre o real e o abstrato, entre a matéria e a idéia, entre o corpo e a alma. Elas apresentam o real, mas na verdade são o caminho para o imaterial, para o espírito."
***
Veja mais em:
http:www.cprm.gov.brpubliqueegi
pt.wikipedia.orgwiki
http:www.google.com.br

***