Total de visualizações de página

Símbolos na Decoração das Festas de Natal e de Ano Novo


O Natal é uma festa religiosa cristã que homenageia o nascimento do menino Jesus. Ela começou com o Papa Júlio I, substituindo uma festa pagã chamada Saturnália que acontecia entre os dias 17 e 25 de dezembro. Ele pensava que assim conseguiria fazer os pagãos aceitarem o cristianismo.
 
"No Natal, manifestamos a emoção íntima que nos desperta o nascimento mitológico de uma criança semidivina (...) sofremos a influência do simbolismo do renascimento. São remanescências de uma antiquíssima festa de solstício que exprime a esperança de que se renove a esmaecida paisagem de inverno do hemisfério norte. Apesar de nossa sofisticação, alegramo-nos com esta festa simbólica (...)." Carl G. Jung

A decoração de Natal é feita dias antes das festas de fim de ano, variando de pessoa para pessoa, e algumas só decoram na véspera de Natal, pois depende das possibilidades de cada um. Há, também, quem prefira colocar a imagem do menino Jesus na manjedoura somente à meia noite do dia 24.

As cores mais usadas nesta época são as tradicionais, ou seja, o branco, o verde, o vermelho e o dourado, mas há quem goste e use outras também.

Nesta postagem coloco algumas peças com as quais decorei a minha casa. São todas bem simples, mas fiz com muito carinho, paciência e sem muitos gastos procurando, contudo, harmonia e beleza. 

Anjo de boas vindas com pinhas estão na parte externa da porta de entrada.
 
O anjo anuncia à humanidade o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.

A pinha, no Oriente e no Ocidente, simboliza a vida e a fertilidade. Como símbolo é também um atributo do deus Romano Baco e um emblema de Júpiter, Vênus e Diana.  
 
 
 Guirlanda na parte interna da porta de entrada.
 
 As guirlandas são usadas como enfeite na entrada de residências, por ocasião do Natal, há muitos anos. Seus ramos verdes simbolizam esperança e vida. É a cor da trindade no Cristianismo. O círculo significa o self, a totalidade da psique.
 
 
"Não importa se o símbolo do círculo está presente na adoração primitiva do sol ou na religião moderna, em mitos ou em sonhos, nas mandalas desenhadas pelos monges do Tibete, nos planejamentos das cidades ou nos conceitos de esfera dos primeiros astrônomos, ele indica sempre o mais importante aspecto da vida__ sua extrema e integral totalização."
 

 
Sininho junto à chave, na parte interna da porta de entrada.

Os sinos transmitem pelos ares a alegria pelo nascimento do Salvador, que nos ajudará a chegar ao céu.

O azevinho, em Roma, era usado nas festas Saturnálias. Na tradição cristã, simboliza a coroa de espinhos, por causa das suas folhas pontiagudas e as bagas cor de sangue, e também a alegria do Natal.
 
 
 O Presépio coloquei sobre uma pequena estante, no hall de entrada.
Ele pertencia à minha querida irmã, por isso é ainda mais especial para mim.
 
O presépio representa o local humilde em que Jesus nasceu e onde Ele recebeu a visita dos três Reis Magos, Melchior, Baltazar e Gaspar, que lhe levaram de presente ouro, incenso e mirra, O ouro representa a realeza, Jesus é Rei, o incenso representa a fé __a fumaça dele é a oração que sobe ao céu__ e a mirra significa o martírio.
 

" Quanto mais detalhadamente se estuda a história do simbolismo e do seu papel na vida das diferentes culturas, mais nos damos conta de que há também um sentido de recriação nesses simbolismos."  Carl G. Jung
 

 
 A Árvore de Natal é bem pequena, por isso coloquei sobre uma mesinha.
Sob ela estão caixinhas de fósforos embrulhadas com papel de presente.
 
A árvore de Natal simboliza a vida, o Cristo como redentor do pecado original. Segundo alguns, a forma triangular do pinheiro representa a Santíssima Trindade, o reino de Deus, e sendo ele sempre verde simboliza a natureza, a esperança, a imortalidade. Na Bíblia existe o texto " Eu sou a árvore, e vós sois os ramos".

Há textos que dizem que foi na Alemanha que ela passou a ser enfeitada, e outros que o hábito de decorar uma sempre verde vem do período pré-cristão. Nas noites de 25 de dezembro a 6 de janeiro, as pessoas penduravam ramos verdes nas suas casas e acendiam velas para que os maus espíritos ficassem bem longe delas. Os enfeites nela pendurados representam as maçãs da árvore do Jardim do Éden.

A estrela simboliza a luz nas trevas e a sabedoria brilhando no meio da ignorância. Para alguns povos, ela representa os espíritos dos mortos que estão no céu.  

Fitas vermelhas representam o amor de Deus e o nosso amor pelo filho de Deus. A cor vermelha também representa a vida, o sangue derramado, a Paixão de Cristo. Os calendários cristãos assinalavam os dias santos ao vermelho.
 
Papai Noel é o personagem que dá presentes no dia de Natal, é inspirado no bispo São Nicolau, do século III, que dava presentes para as crianças, como fizeram também os três Reis Magos, para fazê-las felizes.

 
 
O Papai Noel, que toca música natalina e acende a luz da vela, coloquei sobre uma caixa de som. Ele também pertencia à minha irmã, por isso fará sempre parte da decoração de Natal da minha casa.
Junto dele estão as flores símbolo do Natal, que também eram da minha irmã, e anjinhos azuis, que eu mesma pintei.
 
As flores vermelhas, símbolo do Natal, são conhecidas como flor de papagaio ou flor de Natal, entre outros nomes.
 
 Os anjos são os mensageiros de Deus. A cor azul claro representa a tranquilidade e a compreensão.
 
 
Sobre a outra caixa de som coloquei uma vela na forma de um Boneco de Neve. 
Junto está uma luminária de lad que ganhei de uma tia querida num Natal, e um Papai Noel sentado num balanço com uma menina, que também ganhei de uma querida prima em um outro Natal.
 
As velas de Natal simbolizam Jesus que disse "Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas". A luminária representa o mesmo, lembrando-nos que devemos ser, também, a luz do mundo.  
  
 
 Na beirada da mesa de centro, coloquei os cartões de Natal que recebi de amigas muito queridas, então não poderiam deixar de fazer parte da decoração de Natal da minha casa. Estão juntos a um casal de velhinhos que ganhei da minha amada neta. Anos atrás eu recebia e enviava muitos cartões, mas hoje a maioria das mensagens vem pela internet.
 
 Os Cartões de Natal, com os votos de Boas Festas, mostram que as pessoas gostam de se comunicar, de compartilhar seus momentos felizes com seus semelhantes, amigos e até com aqueles que por algum tempo ficaram afastados, e através deles têm um bom motivo para se reconciliarem.
  
 
Esse pequenino Papai Noel com bolinhas, coloquei sobre o móvel da sala, e atrás dele um par de sinos.
 
O Papai Noel representa também o grande presente que recebemos de Deus, Jesus, que veio ao mundo para nos salvar.
 
As bolas significam os frutos da árvore viva que é Jesus. As boas ações dos que vivem em Jesus, são dons que Ele nos trouxe.
 
O par de sinos simboliza a mensagem espalhada pelo ar, que devemos nos alegrar com o nascimento de Jesus. 
 
 
Sobre a fruteira só adicionei uma flor dourada entre as frutas.
 
As frutas também são símbolos natalinos. As uvas representam longevidade e vida eterna. O figo significa imortalidade e conhecimento superior.
 
 
 
 Essas flores estão numa peça cor de rosa, no hall de entrada. Elas são aveludadas e têm alguns toques dourados.
 
As flores também são formas simbólicas de representarmos o Natal, assim como suas cores. Neste caso, o rosa salmão, representa harmonia e felicidade.

" o nascimento de Cristo, morte e renascimento seguem os padrões de mitos heróicos antigos__ uma estrutura baseada, originalmente nos ritos sazonais de fertilidade, como os que se celebravam há três mil anos em Stonehenge, na Inglaterra ao alvorecer, solstício de verão."  Carl G. Jung
 
 
Já na expectativa também do Ano Novo, eu não poderia deixar de enfeitar a casa com branco e dourado. Para recebe-lo bem num cachepot onde já estavam flores brancas, coloquei entre elas umas pétalas douradas.
 
O branco representa paz, a pureza e a perfeição, e está associado ao sagrado. 
O dourado simboliza a prosperidade.
 
 
 Na mesa de centro coloquei uma floreira com flores douradas, em diferentes tons e tamanhos.
    


A decoração de fim de ano fica, geralmente, até o dia 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos, mas no Rio de Janeiro muitas pessoas deixam até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade.

Após as festas, guardarei tudo com muito cuidado para que possa usar outras vezes, mesmo que em nova composição.

Estas ocasiões merecem muitos enfeites, pois significam momentos de paz, alegria, fraternidade e generosidade, quando amigos e a família devem estar reunidos dando o exemplo às outras gerações, mantendo, assim, a tradição, capaz de proporcionar a união dos seres humanos, que são por si só seres simbólicos.

" O homem necessita de uma vida simbólica (...) Só a vida simbólica pode exprimir a necessidade do espírito."

Desejo a todos que me prestigiam com sua presença um Feliz 2014, com muita saúde, paz, prosperidade e amor.


Fonte:
Zero Hora
Canela Box
Dicionário dos Símbolos - Ed. José Olympio
O Natal e seus Símbolos - ed. Paulina
Livro: O Homem e seus Símbolos  - de Carl G. Jung. Ed. Nova Fronteira. 8a. Edição
O Livro Ilustrado dos Signos e Símbolos - Miranda Bruce -Mitford - Ed. Livros & Livros